Sou MaDame Lumière. Cinema é o meu Luxo.

Por  Cristiane Costa ,  Editora e blogueira crítica de Cinema, e specialista em Comunicação Adaptação do livro do au...

Minha vida de Abobrinha (Ma Vie de Cougette)







Por Cristiane Costa,  Editora e blogueira crítica de Cinema, especialista em Comunicação




Adaptação do livro do autor Gilles Paris, "Minha Vida de Abobrinha" (Ma Vie de Cougette) é uma animação produzida em técnica stop motion que se destaca pelo seu resumido e eficiente conto sobre afeto e segunda chance após tragédias familiares. O personagem principal chama-se Icare, mas prefere ser chamado de Abobrinha. Após a morte da mãe, ele é levado a um orfanato onde estão outros órfãos com diferentes e trágicas histórias de vidas.  Solitário e rejeitado pela mãe, Abobrinha é um dócil garoto cuja  única lembrança do pai está estampada em sua pipa. 





A partir do início da animação, o espectador está diante de uma animação que começa com um tom bastante triste para depois resplandecer em esperança e amor. Além do impecável trabalho em stop motion, uma técnica que segue sobrevivente porém cada vez mais rara em um universo cinematográfico povoado por produções em 3 D, "Minha vida de Abobrinha" tem uma forte identidade temática e visual como animação que aborda questões sérias e maduras. 

Abobrinha vem de uma família disfuncional. Sua mãe morre de uma forma trágica e acidental  e já expressava abandono e rejeição pelo filho.  A ausência do pai, fato comum em várias famílias, também é brevemente evidenciada no roteiro.  Assim como o protagonista, todas as crianças do orfanato têm uma função simbólica para retratar distintas disfuncionalidades das famílias afetadas pela pobreza e violência, além das ausências, desafetos e rejeições que as levaram àquele lugar. 

minha vida de abobrinha - ma vie de cougette animação 2

A forma como o filme intercala o equilíbrio, a leveza  e a esperança com o drama trágico e deprimente é bem interessante. O jogo da vida e seus dissabores é aberto nos diálogos ligeiros e sutis que abordam temas fortes como violência e sexo. De uma maneira peculiar, a história dá a entender que Abobrinha matou a mãe, o que gera um incômodo inevitável; assim, de forma muito pertinente, a classificação indicativa do filme no Brasil é a partir dos 10 anos. 

"Minha vida de abobrinha" tem um importante potencial educativo e humanista pois tem um material autêntico, tanto artístico como temático. Apesar dos finais felizes comuns nas animações, nem sempre elas conseguem capturar uma atmosfera depressiva com tanta originalidade e honestidade. Aqui é possível ver isso e notar como a vida é capaz de transformar traumas em recomeços.

minha vida de abobrinha - ma vie de cougette animação 3

É uma bonita animação que tem o diferencial de mostrar a realidade de crianças que vem de lares desfeitos e que encontram um novo lar nesse orfanato através da aceitação, da amizade e do afeto. A partir de um ambiente conhecido como de "rejeitados", a confiança e o amor renascem nesses coraçãozinhos.





0 comentários:

Caro (a) leitor(a)

Obrigada pelo seu interesse em comentar no MaDame Lumiére. Sua participação é muito importante para trocarmos percepções e opiniões sobre a fascinante Sétima Arte.

Madame Lumière é um blog engajado e democrático, logo você é livre para elogiar ou criticar o filme assim como qualquer comentário dentro do assunto cinema e audiovisual.

No entanto, não serão aprovadas mensagens que insultem, difamem ou desrespeitem a autora do blog assim como qualquer ataque pessoal ofensivo a leitores do blog e suas opiniões. Também não serão aceitos comentários com propósitos propagandistas, obscenos, persecutórios, racistas, etc.

Caso não concorde com a opinião cinéfila de alguém, saiba como respondê-la educadamente, de forma a todos aprenderem juntos com esta magnífica arte. Opiniões distintas são bem vindas e enriquecem a discussão.

Saudações cinéfilas,

Cristiane Costa, MaDame Lumière